terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Arquitetura de Computadores - Unidade I

As transparências das aulas dos dias 13/02/2012 e seguintes estão no SlideShare. Você poderá baixá-las clicando no link acima.
Não se esqueça de visitar a página da Wikipedia citada no post anterior, e cuja leitura já recomendamos em sala: Sobre a Arquitetura MIPS.

domingo, 12 de fevereiro de 2012

Arquitetura de Computadores - Curso Introdutório

Este blog destina-se a veicular notícias, publicação de material e informações relativas a nosso curso sobre Arquitetura de Computadores lecionado na PUC Minas para nossos alunos do Curso de Sistemas de Informação, Unidade Betim.
Embora existam posts anteriores, este é o primeiro direcionado exclusivamente para o novo curso do 1o. Semestre de 2012.
Nossa proposta, a qual consta da ementa do curso, tem início com conceitos gerais sobre a arquitetura MIPS, e nas primeiras aulas serão dadas noções importantes sobre Sistemas Digitais, Códigos, Circuitos Combinacionais e Sequenciais, Decodificadores e Multiplexadores, elementos estes fundamentais para aprofundamento em aulas posteriores. O curso se destina a apresentar gradualmente a importante arquitetura MIPS, de ampla utilização em sistemas industriais e embarcados, e amplamente utilizado para fins didáticos.
O Que é MIPS?
MIPS, acrônimo para Microprocessor without interlocked pipeline stages (Microprocessador sem estágios interligados de pipeline - não confundir com o outro significado de "MIPS"), é uma arquitetura de microprocessadores RISC desenvolvido pela MIPS Computer Systems.
O MIPS é uma arquitetura de processadores RISC desenvolvida pela MIPS Computer Systems. Em meados de 1990s estimou-se que um em cada três microprocessadores RISC era MIPS.
Os processadores MIPS são usados em aplicações tais como: