quinta-feira, 25 de março de 2010

Alguns links importantes para nossas aulas

O primeiro link que devemos  mencionar refere-se a apresentações das primeiras aulas, quando este blog ainda não existia. É o seguinte:
Material sobre MIPS e Pipeline da Universidade de Brasilia:

sexta-feira, 12 de março de 2010

Flip Flops - Aula do dia 12/03/2010

Filmes sobre FlipFlop S-R:
Para mais detalhes descritivos sobre Flip-Flops, indicamos o site da Wikipedia: http://pt.wikipedia.org/wiki/Flip-flop

terça-feira, 9 de março de 2010

Multiplexadores e Demultiplexadores

Estão na Wikipedia informações importantes sobre estes dois componentes, bastante utilizados na Arquitetura de Computadores e em Telefonia.
Também são importantes os conceitos relativos a Decodificadores de endereços e Demultiplexadores.
Os demultiplexadores podem ser estudados na mesma página dos Multiplexadores, na versão em Inglês da Wikipedia.

Mapas de Karnaugh

Em nossas aulas das semanas anteriores, estudamos Mapas de Karnaugh com 2, 3 e 4 variáveis.
Agora estamos enviando alguns links úteis para complemento do que foi feito em aula:
Biografia - Maurice Karnaugh, autor dos Mapas de Karnaugh, nasceu em 4 de Outubro de 1924 em NY.
Físico americano, tornou-se famoso por ser o autor dos mapas que recebem seu nome e que tem importante uso na Álgebra de Boole. Estudou matemática e física no City College de New York (1944-48) e se transferiu para a Universidade de Yale para completar seu B.Sc. (1949), M.Sc. (1950) e Ph.D. em Física com uma tese sobre Ressonância Magnética (1952).
Trabalhou nos laboratórios Bell (1952-66), desenvolvendo a teoria dos Mapas de Karnaugh (1954), assim como numerosas patentes em PCM (Pulse Code Modulation), circuitos lógicos magnéticos e codificação. Ocupou cargos ainda na IBM, no famoso Thomas J. Watson Research Center (1970-89), na área de redes de múltipla conexão. Foi eleito IEEE Fellow em 1976, tendo ocupado também a posição de Prof. Adjunto da Universidade Politécnica de New York. Casado, teve dois filhos.
Fonte: Wikipédia. Na foto, Maurice Karnagh.

segunda-feira, 8 de março de 2010

Simulador ProcessorSim ou ProcSim para MIPS 2000

O segundo aplicativo para nossas aulas é o ProcSim, que possibilita a simulação de diversas versões da arquitetura MIPS 2000, com vistas ao comportamento dinâmico de seus circuitos internos. O link é http://jamesgart.com/procsim/. Algumas telas deste aplicativo podem ser acessadas aqui.
Na figura abaixo, uma parte da tela do ProcSim, cujo arquivo para download é de 1,03 MBytes (Windows).

Simulador MARS para MIPS

Na data de hoje instalamos em nossos computadores o simulador MARS para Windows, versão 3.8, em um arquivo executável Jar de 2308 Kb. O software pode ser baixado do site da Missouri State University, USA. Este é o primeiro arquivo necessário para as simulações em nosso curso.
Este simulador é uma cortesia do Prof. Kenneth R. Vollmar, da Missouri State University, USA, cujo edifício principal é mostrado abaixo.

domingo, 7 de março de 2010

Processadores Intel Xeon para servidores e Intel QuickPath Architecture

Performance inteligente de servidores com os processadores INTEL® XEON®

Estes processadores compoem a série Intel® Xeon® processors Série 3400, Série Intel® Xeon® processor 5500 e Série Intel® Xeon® processor 7400.
Destinados a aplicações industriais pesadas e dotados de mecanismos para auxiliar no desempenho inteligente, estes processadores possuem altos níveis de escalabilidade e capacidade de memória. Possuem regulagem automática de consumo, enquanto ajustam inteligentemente a performance do servidor de acordo com as necessidades da aplicação Destinam-se a maximizar a eficiência de energia, assim como desempenho. Visite o site da Intel para maiores informações.
Abaixo fornecemos dois links para filmes sobre estes processadores e sua utlização em servidores.

Processador Intel XEON

O processador Intel Xeon DPXeon (pronuncia-se zíon) consiste na verdade de uma série de processadores da Intel para servidores. Os modelos mais velhos adicionaram o nome Xeon ao nome dos processadores mais conhecidos, os modelos mais recentes acabaram de usar o nome Xeon sozinho. Os chips de Xeon geralmente têm mais cache e são os unicos processadores que suportam multiprocessamento, isto é, 2 ou mais processadores na mesma placa-mãe, sendo assim um dos mais capazes de multiprocessar tarefas multi-block. Estes processadores fazem com que se utilize parte de suas cargas para processar uma parte do arquivo, e a outra processa arquivos em geral.
Os processadores Xeon se mantem acima de novas gerações de x86 e x86-64 processadores. Modelos mais antigos associam o nome Xeon como processadores relacionados a nomes de desktop , porem os mais recentes modelos usam o nome Xeon para esses fins. Os processadores Xeon geralmente que contem mais memória cache são usados em desktop e contem capacidade de multiprocessamento.
Já foi lançado o xeon de núcleo duplo. O primeiro processador Xeon de dois núcleos trabalha a uma velocidade de 2,8 GHz, com barramento operando a 800 MHz, 2 MB de cache de nível 2 e suporta o chipset E7520. Existem também o xeon quad-core L5420 e o L5410, que são 25% mais eficientes e tem o cache 50% maior que o antigo. Ambos trabalham com baixo consumo de energia em aplicativos empresariais.
A Intel apresentou uma série de processadores de alto desempenho para desktops e servidores, elevando o nível de integração e inteligência dos computadores. A nova família de processadores Intel Core™ i5, os dois novos processadores Intel Core™ i7 e o processador Intel® Xeon série 3400 trazem a mais nova micro-arquitetura Nehalem da Intel para os mercados de desktop e servidores de entrada. Novos Processadores Intel® Core™ para consumidores. Anteriormente conhecidos pelo codinome “Lynnfield”, esses novos chips são baseados na premiada arquitetura Nehalem da Intel e foram projetados para os consumidores que precisam do melhor desempenho possível para mídia digital, produtividade, jogos e outros aplicativos pesados. Esses processadores, juntamente com o novo chipset Intel P55 express, já estão disponíveis. Todos os processadores são livres de materiais tóxicos como chumbo e materiais halógenos e contam com a exclusiva tecnologia Intel® Turbo Boost. Os processadores Core i7 top de linha também oferecem suporte para a Tecnologia Intel® Hyper-Threading. Combinadas, essas tecnologias dão aos usuários de computadores um desempenho “inteligente” quando necessário e a melhor eficiência no consumo de energia quando o computador é pouco usado.
Referências: Wikipédia e site da Intel-Brasil





Capítulos do livro de Patterson e Hennessy na Internet

Para acesso gratuito ao apêndice do livro Computer Organization and Design, de David Patterson e John Hennessy, indicado neste blog, assim como ao primeiro capítulo do livro, clique nos links abaixo:

MIPS na Wikipedia

Para uma descrição detalhada da Tecnologia Mips, visite o link:
http://en.wikipedia.org/wiki/MIPS_architecture ou em Português, http://pt.wikipedia.org/wiki/Arquitetura_MIPS.
À esquerda, imagem da parte inferior do processador Mips R4700 Orion, notando-se a exposição do chip de silício, fabricado por IDT e projetado pela empresa Quantum Effect Devices. Para uma visão mais detalhada dos diversos produtos desta empresa, visite http://www.chipdb.org/cat-qed---quantum-effect-devices_design-1065.htm

Site da Empresa MIPS Technologies

Para uma visita ao site de uma das empresas dos idealisadores da Tecnologia MIPS, visite este link.

Museu do Computador: A Máquina de Babbage

No Computer Museum, a máquina "Difference Engine" No. 2, de Charles Babbage, que só recentemente foi construída, permite que se tenha uma visão de suas possibilidades reais.
A máquina foi projetada para cálculo de longas tabelas, com dados referentes à navegação, por exemplo, levantados a partir do emprego do Método das Difenrenças Finitas, daí seu nome: Difference Engine.

Bem-Vindo!

Este é um blog destinado a veicular assuntos e temas relativos à disciplina Organização e Projeto de Computadores, lecionada pelo autor na PUC Minas, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, e que tem como um de seus objetivos principais facilitar a comunicação com seus alunos via Web.