domingo, 7 de março de 2010

Processador Intel XEON

O processador Intel Xeon DPXeon (pronuncia-se zíon) consiste na verdade de uma série de processadores da Intel para servidores. Os modelos mais velhos adicionaram o nome Xeon ao nome dos processadores mais conhecidos, os modelos mais recentes acabaram de usar o nome Xeon sozinho. Os chips de Xeon geralmente têm mais cache e são os unicos processadores que suportam multiprocessamento, isto é, 2 ou mais processadores na mesma placa-mãe, sendo assim um dos mais capazes de multiprocessar tarefas multi-block. Estes processadores fazem com que se utilize parte de suas cargas para processar uma parte do arquivo, e a outra processa arquivos em geral.
Os processadores Xeon se mantem acima de novas gerações de x86 e x86-64 processadores. Modelos mais antigos associam o nome Xeon como processadores relacionados a nomes de desktop , porem os mais recentes modelos usam o nome Xeon para esses fins. Os processadores Xeon geralmente que contem mais memória cache são usados em desktop e contem capacidade de multiprocessamento.
Já foi lançado o xeon de núcleo duplo. O primeiro processador Xeon de dois núcleos trabalha a uma velocidade de 2,8 GHz, com barramento operando a 800 MHz, 2 MB de cache de nível 2 e suporta o chipset E7520. Existem também o xeon quad-core L5420 e o L5410, que são 25% mais eficientes e tem o cache 50% maior que o antigo. Ambos trabalham com baixo consumo de energia em aplicativos empresariais.
A Intel apresentou uma série de processadores de alto desempenho para desktops e servidores, elevando o nível de integração e inteligência dos computadores. A nova família de processadores Intel Core™ i5, os dois novos processadores Intel Core™ i7 e o processador Intel® Xeon série 3400 trazem a mais nova micro-arquitetura Nehalem da Intel para os mercados de desktop e servidores de entrada. Novos Processadores Intel® Core™ para consumidores. Anteriormente conhecidos pelo codinome “Lynnfield”, esses novos chips são baseados na premiada arquitetura Nehalem da Intel e foram projetados para os consumidores que precisam do melhor desempenho possível para mídia digital, produtividade, jogos e outros aplicativos pesados. Esses processadores, juntamente com o novo chipset Intel P55 express, já estão disponíveis. Todos os processadores são livres de materiais tóxicos como chumbo e materiais halógenos e contam com a exclusiva tecnologia Intel® Turbo Boost. Os processadores Core i7 top de linha também oferecem suporte para a Tecnologia Intel® Hyper-Threading. Combinadas, essas tecnologias dão aos usuários de computadores um desempenho “inteligente” quando necessário e a melhor eficiência no consumo de energia quando o computador é pouco usado.
Referências: Wikipédia e site da Intel-Brasil





Nenhum comentário:

Postar um comentário